O fazer radiofônico e a sala de aula
As oficinas do Caixinha de Condão – Série Biblioteca Falante nas escolas com os alunos, recém egressos de um confinamento, compuseram uma experiência impar para um raio x de como estão as nossas crianças.
Numa mesma sala alunos que conseguiam fluir a leitura com entendimento das nuances contrastavam com aqueles que não sabiam ler. Por isso posso dizer que o projeto também atuou em um processo de alfabetização através das obras literárias utilizadas nas oficinas. Tive que transformar muitos textos da letra script para caixa alta para facilitar a leitura dos alunos. No entanto a percepção sonora da fala é algo que todos nós vamos aprendendo a fazer e prescinde da leitura e da escrita. Quando usamos só a voz nosso ser se revela, e quando aliado a isso existe o texto literário como disparador tudo se torna muito desafiante.
As crianças puderam escolher quais trilhas sonoras combinavam mais com determinado poema ou trecho do texto exercitando assim seu senso estético com grande liberdade. Fora da cerquinha miúda do certo e do errado existe o belo e o feio, pra facilitar. Assista abaixo um pouquinho do que foi o trabalho com as crianças do CEI Bela Vista do Paraíso:https://www.youtube.com/watch?v=60QORrFzdUc